EM BUSCA DA IGUALDADE

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”

(Karl Marx)

Uma sociedade democrática, justa e humanitária pressupõe o respeito a todas as pessoas e a garantia de direitos, independente de sexo, cor, idade, condições físicas, mentais e orientação sexual. Esta é uma disposição de nossa Lei maior, desde 1988. Cabe aos conselhos promoverem a discussão na sociedade, estimulando a transformação da mentalidade antiga para estes novos conceitos, visão de homens e mulheres, combatendo as desigualdades e valorizando a diversidade humana, em que todas as diferenças são fundamentais.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tema 2 - Igualdade de gênero, raça/etnia na educação formal - Família, hierarquias e a interface público/privado

 A prefeitura de Mucurici está construindo o Museu do Contestado, com o intuito de preservar a memória do conflito do Contestado,onde nesta época, foram definidas as fronteiras dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
Além  valorizar a história, o  Museu do Contestado servirá também como ponto de recepção e informação dos turistas na cidade, bem como local de apoio e pesquisa para escolas e universidades da região em registros históricos e referências sobre o litígio.
O Planejamento dos trabalhos do Museu está sendo inteiramente voltados à integração da escola, comunidade e turistas através de exposição de acervo em audiovisual, exposições de artesanatos como o fuxico e do couro da tilápia dentre outras, manifestações culturais e trabalhos escolares.
A forma de cada ser humano enxergar o outro, depende de sua cultura. Assim,
esta política pública municipal, é fundamental para a promoção da igualdade de gênero e raça/etnia, pois  fornece meios de construção de um futuro mais justo, através do conhecimento do passado, vivenciado no presente.

  
  
Dentro do exemplo cotidiano:
 Questionamento:
 -Que políticas públicas educacionais devem ser desenvolvidas para a promoção da Igualdade de gênero, raça/etnia, que envolvam as famílias ?
 Sugestão:
 *Inserir na grade curricular infantil, conteúdo cultural e reflexivo:
-de onde eu vim?
-quem sou eu ?
-eu no contexto família, escola, cidade, estado, país e mundo.
-levantamento da cultura local e de outros povos (religião,costumes,culinária, forma de  pensar, forma de agir,música,etc)
-mostrar que as diferenças são positivas.
*Envolver as famílias na escola  durante construção deste trabalho.

Partindo do pressuposto que a família tem papel fundamental na formação psicológica de uma criança e que a escola tem a responsabilidade de fornecer uma educação formal, podemos dizer que:
 A valorização pessoal, que é o passo inicial para a construção de uma elevada auto estima de uma pessoa, nasce na medida em que esta conhece sua história e a do lugar em que vive, pois  tem a possibilidade de se contextualizar dentro dela.



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