EM BUSCA DA IGUALDADE

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”

(Karl Marx)

Uma sociedade democrática, justa e humanitária pressupõe o respeito a todas as pessoas e a garantia de direitos, independente de sexo, cor, idade, condições físicas, mentais e orientação sexual. Esta é uma disposição de nossa Lei maior, desde 1988. Cabe aos conselhos promoverem a discussão na sociedade, estimulando a transformação da mentalidade antiga para estes novos conceitos, visão de homens e mulheres, combatendo as desigualdades e valorizando a diversidade humana, em que todas as diferenças são fundamentais.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reportagem G1-Triangulo Mineiro


09/05/2012 08h46 - Atualizado em 09/05/2012 11h07

'Sinto-me profundamente 





chocado', diz Alexandre Pires 




sobre denúncia


Suposta discriminação racial em clipe do cantor é apurada pelo MPF.
Ainda não há nenhum posicionamento sobre a investigação.


Clipe de Alexandre Pires vira polêmica (Foto: Divulgação)

O cantor Alexandre Pires se pronunciou, por meio de nota enviada ao G1 pela assessoria de imprensa, sobre a denúncia de suposta discriminação racial em um vídeo produzido por ele, que é apurada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
A denúncia foi feita no dia 26 de abril pela ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República. A reclamação da secretaria é de que "o vídeo utiliza clichês e estereótipos contra a população negra" e que "reforça estereótipos equivocados das mulheres como símbolo sexual". A assessoria de imprensa do MPF informou que o cantor prestou depoimento no dia 3 de maio e que ainda não há nenhum posicionamento sobre a investigação, pois os fatos estão sendo apurados.
Confira abaixo a íntegra da nota:
"Sinto-me profundamente chocado com qualquer leitura racista ou sexista num clipe protagonizado por mim, negro com orgulho da minha cor, autor e intérprete de música romântica, sem que isso nunca tenha sido confundido com sexismo.
Devemos tratar toda e qualquer brincadeira com macacos e gorilas como uma referência a ser apagada da nossa memória? King Kong, Chita, Monga, eram todos personagens com alguma leitura que não a do genuíno entretenimento?
Não me consta que meu histórico deixe alguma dúvida sobre o meu respeito à mulher ou ao negro, e a edição deste filme em nenhum momento faz brotar qualquer insinuação similar."
Alexandre Pires

Do G1 Triângulo Mineiro:"Sinto-me profundamente chocado', diz Alexandre Pires sobre denúncia" Disponível em: G1 http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo mineiro/noticia/2012/05/sinto-me-profundamente-chocado-diz-alexandre-pires-sobre-denuncia.htmlacesso em: 10/05/2012.