EM BUSCA DA IGUALDADE

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”

(Karl Marx)

Uma sociedade democrática, justa e humanitária pressupõe o respeito a todas as pessoas e a garantia de direitos, independente de sexo, cor, idade, condições físicas, mentais e orientação sexual. Esta é uma disposição de nossa Lei maior, desde 1988. Cabe aos conselhos promoverem a discussão na sociedade, estimulando a transformação da mentalidade antiga para estes novos conceitos, visão de homens e mulheres, combatendo as desigualdades e valorizando a diversidade humana, em que todas as diferenças são fundamentais.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto de Ação



                   PROJOVEM ADOLESCENTE

            Minha Profissão 


­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­REVISADO POR FERNANDA FERREIRA LOPES DE SOUZA,
MARINÉIA ANTUNES ROCHA,
UELES DE ASSIS COSME,
  FERNANDA FERREIRA GIRO
 E SIMONE RODRIGUES CÔRTES GIRO.


1. APRESENTAÇÃO
Durante muito tempo as lutas pela igualdade de gênero e pelo respeito à diversidade tem sido constantes. Todavia, o predomínio de atitudes e combinações sociais discriminatórias em todas as sociedades, ainda é uma realidade tão persistente quanto naturalizada. As discriminações de gênero são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social.
È comum encontrar situações que comparam à posição de homens e mulheres no mercado de trabalho as desigualdades existentes.  Exemplo: grande parte dos postos de direção ocupados por homens, significativas diferenças salarial entre homens e mulheres, maior concentração de homens em áreas como engenharia, informática, enquanto as mulheres se concentram em atividades de ensino e cuidado. Assim, pode parecer que as escolhas ou os modos de inserção no mundo do trabalho sejam reflexo de preferências naturais, aptidões natas, capacidades e desempenhos distintos entre homens e mulheres. No entanto, se observarmos com atenção verá que a distribuição de homens e mulheres no mercado de trabalho e as desigualdades decorrentes podem ser socialmente compreendidas e atribuídas às assimetrias de gênero.
O modo como homens e mulheres se comportam em sociedade corresponde a um intenso aprendizado sociocultural que nos ensina a agir conforme as prescrições de cada gênero.

1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A INSTITUIÇÃO PROPONENTE
Hoje a tendência do jovem é abrir mão das coisas que ele quer, mesmo sabendo que precisa defendê-las. Por motivos de sobrevivência, os jovens têm jogado fora os seus sonhos. E muitos deles nem mesmo sonham. A famosa pergunta “o que você quer ser quando crescer” reflete nas expressões das questões sociais presentes na sociedade. Questões estas que se expressam por meio da violência, da pobreza, da negligência e da omissão aos seus mais elementares direitos. Os jovens são levados desde cedo ao trabalho precário ou à inserção no mercado do tráfico de drogas, uma alternativa passageira para essa população que, quando envolvida, pode ter como final a prisão ou a morte. São jovens excluídos de sua condição de cidadania, de uma formação adequada às exigências do mercado de trabalho. É preciso voltar a sonhar com “o que quero ser quando crescer”, e mais que isso, é preciso que a sociedade como um todo adote meios de incentivo ao despertar do plano de vida desses jovens. Famílias, Escolas, Igrejas, Projetos Governamentais e Não Governamentais dentre outras instituições de socialização do individuo precisam estar atentos para com o plano de vida dos nossos jovens. Muitos jovens nunca ouviram falar sobre planejamento de vida e colhem frutos amargos de sua falta de informação: tanto faz uma gravidez indesejada na adolescência, uma união civil, deixar de estudar. O quê eles estão planejando para o futuro? O quê deseja ser? Para onde ir? Quando se tem a resposta ou ao menos a curiosidade de encontrá-la, se têm tudo. Para o jovem que sonha com o futuro, se tem futuro. Para o jovem que não sonha, não planeja sua vida, não possui metas a atingir, somente lhe resta o presente. É importante planejar e lutar por nossos objetivos e permitir realizar os nossos sonhos. Então, para atualizar-se frente ao mundo de hoje, se tratando dos usuários do Projovem, em meio a tantos entraves que os rodeiam, torna-se necessário o incentivo ao despertar (que partem dos usuários) para a realização do seu projeto de vida, por meio de conhecimentos relacionados ao mundo profissional e também pessoal.

2. JUSTIFICATIVA            
O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). E tem por objetivo complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. O Projovem Adolescente articula três eixos estruturantes em seu traçado metodológico, que são: Convivência Social; Participação Cidadã e o Mundo do Trabalho. E seis temas transversais relacionados à juventude: Direitos humanos e socioassistenciais; Trabalho; Cultura; Meio ambiente; Saúde; Esporte e Lazer. O presente projeto visa orientar esses jovens para despertá-los ao planejamento da vida profissional. A necessidade desse incentivo se deu devido o pouco conhecimento que esses jovens possuem sobre assuntos ligados a temática profissão e planos de vida. Considerando essa necessidade, que é expressa nos encontros semanalmente executados no Projovem, podemos apontar o Projeto Minha Profissão como um passo importante para o abandono do perfil de jovem indeciso e por vezes desinteressado. Buscaremos no presente projeto resgatar o senso investigativo, propositivo, e critico desses jovens usuários reunindo informações sobre as profissões e traçando o seu próprio objetivo de vida profissional.
3. OBJETIVO GERAL
Propiciar aos usuários do Projovem-adolescente a oportunidade de refletirem sobre as relações de gênero e seu comportamento em relação ao planejamento da vida profissional, bem como apoiá-los no desenvolvimento de habilidades necessárias para definir planos de ação para sua vida.
3.1 Objetivos Específicos
  • Coletar e transmitir informações sobre as profissões existentes em nossa região e possibilidades de novas profissões;
  • Orientar os usuários do Projovem-adolescente a planejarem suas vidas ;
  • Promover a equidade de gênero,  a convivência familiar e comunitária;
  • Incentivar a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
4. METODOLOGIA
A metodologia se dará por cinco etapas distintas, porém, complementares que se seguem:
4.1 - 1° Etapa: Apresentação, Sensibilização e Motivação
Primeira etapa do Projeto Minha Profissão constitui-se de Palestra e dinâmicas, visando refletir o processo comportamental em relação à profissão e prestar informações sobre o Projeto e estrutura metodológica;

4.2.1 Objetivos:
  • Informar sobre o Projeto;
·         Conhecer as expectativas do grupo sobre o Tema Profissão através do questionário;
·         Provocar interesse dos usuários na temática, visando adesão ao Projeto e participação nas próximas etapas.

4.2.2 Público Alvo:
Usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.

4.2.3 Metodologia:
·         Palestra associada ao mundo do trabalho, as profissões, ao objetivo de vida dos jovens;
·         Aplicação de questionário para os jovens usuários (anexo I);
·         Música ou vídeo para reflexão (anexo II);
·         Elaboração de questionário para os profissionais;
·         Elaboração do quadro dos profissionais (ver anexo III).
4.3 – 2° Etapa: Palestra Escola da Vida – Microlins
4.3.1.Objetivos:
No intuito de demonstrar exemplos de pessoas que conseguiram realizar seus sonhos, que atingiram seus objetivos de vida, trabalharemos nessa etapa, em parceria com a Microlins, o despertar desses jovens para a busca da realização profissional.


4.3.2. Público Alvo:
Usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.
4.3.3. Metodologia:
·         Visita Institucional à Microlins Nanuque-MG;
·         A palestra Escola da Vida fica por conta da Microlins;
·         Café com prosa (discussão sobre os assuntos apresentados na Microlins);
·         Elaboração dos convites para os profissionais que os jovens usuários desejam conhecer.

4.4 – 3° Etapa: Apresentação dos profissionais da nossa região
4.4.1. Objetivos:
Coletar e transmitir informações sobre as profissões existentes em nossa região e possibilidades de novos campos profissionais. Garantir a convivência comunitária desses jovens.

4.4.2. Público Alvo:
Usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.
4.4.3. Metodologia:
·         Conhecendo o CRAS – Apresentação dos funcionários e funções exercida;
·         Palestra sobre a história de vida e sobre a profissão dos profissionais convidados;
·         Visitas institucionais aos locais de trabalho;
·         Entrevistas com os profissionais convidados.
4.5 – 4° Etapa: Pais e Filhos:
4.5.1. Objetivo:
Garantir a convivência familiar.

4.5.2. Público Alvo:
Pais ou responsáveis e usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.

4.5.3. Metodologia:
  • Convite para os pais participarem de uma apresentação sobre as profissões exercidas por estes.
  • Realizar brincadeiras, dinâmicas, teatro e música para que de forma descontraída, pais e filhos atinjam o objetivo dessa etapa.

4.6 – 5° Etapa: Orientação Vocacional:

4.6.1. Objetivo:
Incentivar a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional considerando que é por meio deste recurso que os mesmos atingirão seus objetivos quanto ao plano de vida profissional.

4.6.2. Público Alvo:
Usuários do Projovem-adolescente de Mucurici

4.6.3. Metodologia:
  • Aplicação de testes vocacionais;
  • Simulação de um Currículo elaborado pelos jovens;
  • Premiação pela participação em todas as etapas do projeto.

5. OBJETIVOS:

·         Propiciar aos usuários do Projovem-adolescente a oportunidade de refletirem sobre o seu comportamento  no  meio social;
·         Apoia-los no desenvolvimento de habilidades necessárias para definir planos de ação para sua vida sabendo respeitar as diferentes de gênero e raça que existem na sociedade.

5.1. Objetivos Específicos:
  • Coletar e transmitir informações sobre as profissões existentes em nossa região e possibilidades de novas profissões;
  • Orientar os usuários do Projovem-adolescente a planejarem suas vidas;
  • Garantir a convivência familiar e comunitária;
  • Incentivar a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional;
5.2. METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS:
·         Informar sobre o Projeto;
·         Conhecer as expectativas do grupo sobre o Tema Profissão através do questionário;
·         Provocar interesse dos usuários na temática, visando adesão ao Projeto e participação nas próximas etapas.

5.2.3PUBLICO - ALVO:
  • Usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.
  • Pais ou responsáveis e usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.

5.2.4 METODOLOGIA/ESTRATÉGIA DE AÇÃO:
A metodologia se dará por cinco etapas distintas, porém, complementares que se seguem:
·         Visita Institucional à Microlins Nanuque-MG;
·         A palestra Escola da Vida fica por conta da Microlins;
·         Café com prosa (discussão sobre os assuntos apresentados na Microlins);
·         Elaboração dos convites para os profissionais que os jovens usuários desejam conhecer.
·         Conhecendo o CRAS – Apresentação dos funcionários e funções exercida;
·         Palestra sobre a história de vida e sobre a profissão dos profissionais convidados;
·         Visitas institucionais aos locais de trabalho;
·         Entrevistas com os profissionais convidados.
  • Convite para os pais participarem de uma apresentação sobre as profissões exercidas por estes.
  • Realizar brincadeiras, dinâmicas, teatro e música para que de forma descontraída, pais e filhos atinjam o objetivo dessa etapa

1° ETAPA: APRESENTAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO.
Primeira etapa do Projeto Minha Profissão constitui-se de Palestra e dinâmicas, visando refletir o processo comportamental em relação à profissão e prestar informações sobre o Projeto e estrutura metodológica;

·         Palestra associada ao mundo do trabalho, as profissões, ao objetivo de vida dos jovens;
·         Aplicação de questionário para os jovens usuários (anexo I);
·         Música ou vídeo para reflexão (anexo II);
·         Elaboração de questionário para os profissionais;
·         Elaboração do quadro dos profissionais (ver anexo III);
  • A programação dependerá da disponibilidade do convidado;
  • Após cada visita do profissional palestrante e/ou cada visita institucional que o Projovem realizar fazer um debate sobre as informações transmitidas.


6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
1° DIA:
2° DIA:
08:00 hrs – Música de boas vindas
08:30 hrs – Apresentação do Projeto
09:00 hrs – Aplicação do Questionário
09:30 hrs – Música ou vídeo para reflexão
10:30 hrs – Lanche
08:00 hrs – Elaboração do quadro das profissões;
09:00 hrs – Elaboração do formulário de entrevista com os profissionais da                              nossa região
10:00 hrs – Jogos e Brincadeiras
6.1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
1° Dia:
2° Dia:
A Combinar com a Microlins

08:00 hrs –  “Café com prosa”
09:30 hrs – Elaboração dos convites para os profissionais
10:30 hrs – Lanche
6.2. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
1° Dia:
2° Dia:
08:00 hrs às 10:30 hrs – Apresentação dos espaços do CRAS e dos funcionários;
10:30 hrs - Lanche

  • e/ou cada visita institucional que o Projovem realizar fazer um debate sobre as informações transmitidas.
  • A programação dependerá da disponibilidade do convidado.
Após cada visita do profissional palestrante
6.3. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
1º Dia:
2º Dia:
08:00 hrs – Elaboração de um convite especial para os pais e/ou responsáveis.
09:00 hrs – Ensaio do Teatro das profissões
10:30 hrs - Lanche

08:00 hrs – Música  e dinâmica de Boas Vindas aos pais.
08:30 hrs – Apresentação do Teatro
09:00 hrs – Apresentação da profissão dos pais
10:30 hrs – Lanche

6.4.CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
1°. Dia:
2° Dia:
08:00 hrs as 10:30 hrs – Aplicação de teste vocacional

08:00 hrs – Elaboração de Currículo – laboratório de informática
09:30 hrs – Finalização do Projeto – Premiação
10:30 hrs –  Lanche

Obs: Todos os palestrantes  fazem parte da equipe de profissionais do CRAS e atuaram como voluntários


7. CUSTOS                                    
TOTAL GERAL GASTO DO PROJETO
1ª ETAPA
R$ 200,00
2ª ETAPA
R$ 300,00




TOTAL GERAL                                                                                                         R$ 500,00


8. PLANO DE TRABALHO
O quê?
Quando?
Quem?
1ª ETAPA
27 e 28 de outubro
UELES E SIMONE
2ª ETAPA
1ª Semana de novembro
FERNANDA SOUZA E MARINÉIA ANTUNES
3ª ETAPA
2ª e 3ª semana de novembro
FERNANDA GIRO E ZITO
4ª ETAPA
4ª semana de novembro
ADAILDE
5ª ETAPA
1ª semana de dezembro
LAIS

9. REALIZAÇÃO
9.1 Equipe de execução do Projeto

Fernanda Ferreira Giro,

Fernanda Ferreira Lopes de Souza,
Marinéia Antunes Rocha,
Simone Rodrigues Côrtes giro,
Ueles de Assis Cosme


9.2 Nome da Instituição:
Centro de Referência da Assistência Social
Projovem-adolesdente de Mucurici/ES

9.3 Parcerias

Microlins, Secretarias Municipais de Mucurici e Pinheiros
  

AVALIAÇÃO
A avaliação tem como objetivo verificar a aplicabilidade das atividades desenvolvidas e sua eficácia como estratégia para alcance dos objetivos propostos no Projeto. Para tanto, inicialmente, as atividades serão monitoradas conforme quadro abaixo.
Objetivos

Metas
Indicadores de Resultado
Meios de Verificação
Coletar e transmitir informações sobre as profissões existentes em nossa região e possibilidades de novas profissões.
Realizar a 3° Etapa do Projeto
Nº de participantes.
Relatos dos jovens no Projovem.
Quadro de Promoção da Profissão
Espaço de discussão sobre a temática.
Garantir a convivência familiar e comunitária.
Realizar a 4° etapa do Projeto
Nº de participantes.
Relatos dos jovens e dos pais no Projovem.
Participação dos jovens na comunidade.
Quadro de Promoção da Profissão
Espaço de discussão sobre a temática
Incentivar a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Realizar todas as etapas do Projeto




Freqüência e bons resultados dos jovens no sistema educacional.
Aplicação de questionário pós-oficina e depois de dois meses com os alunos do projeto e com os professores no sistema educacional.
Orientar os usuários do Projovem-adolescente a planejarem suas vidas.
Garantir um espaço de discussão e compreensão da metodologia adotada nas etapas.
Possibilitar a mudança de comportamento em, pelo menos, 50% dos jovens participantes.
Metodologia adotada em todas as etapas.
Relato dos jovens no Projovem
Elaboração do currículo simbólico.
Aplicação do teste vocacional.


Referência Bibliográfica:

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