PROJOVEM ADOLESCENTE
Minha
Profissão
REVISADO POR
FERNANDA FERREIRA LOPES DE SOUZA,
MARINÉIA ANTUNES ROCHA,
UELES DE ASSIS COSME,
FERNANDA FERREIRA GIRO
E SIMONE
RODRIGUES CÔRTES GIRO.
1. APRESENTAÇÃO
Durante
muito tempo as lutas pela igualdade de gênero e pelo respeito à diversidade tem
sido constantes. Todavia, o predomínio de atitudes e combinações sociais
discriminatórias em todas as sociedades, ainda é uma realidade tão persistente
quanto naturalizada. As discriminações de gênero são produzidas e reproduzidas
em todos os espaços da vida social.
È
comum encontrar situações que comparam à posição de homens e mulheres no
mercado de trabalho as desigualdades existentes. Exemplo: grande parte dos postos de direção
ocupados por homens, significativas diferenças salarial entre homens e
mulheres, maior concentração de homens em áreas como engenharia, informática,
enquanto as mulheres se concentram em atividades de ensino e cuidado. Assim,
pode parecer que as escolhas ou os modos de inserção no mundo do trabalho sejam
reflexo de preferências naturais, aptidões natas, capacidades e desempenhos
distintos entre homens e mulheres. No entanto, se observarmos com atenção verá
que a distribuição de homens e mulheres no mercado de trabalho e as
desigualdades decorrentes podem ser socialmente compreendidas e atribuídas às
assimetrias de gênero.
O
modo como homens e mulheres se comportam em sociedade corresponde a um intenso
aprendizado sociocultural que nos ensina a agir conforme as prescrições de cada
gênero.
1.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A
INSTITUIÇÃO PROPONENTE
Hoje a tendência
do jovem é abrir mão das coisas que ele quer, mesmo sabendo que precisa
defendê-las. Por motivos de sobrevivência, os jovens têm jogado fora os seus
sonhos. E muitos deles nem mesmo sonham. A famosa pergunta “o que você quer ser
quando crescer” reflete nas expressões das questões sociais presentes na
sociedade. Questões estas que se expressam por meio da violência, da pobreza,
da negligência e da omissão aos seus mais elementares direitos. Os jovens são
levados desde cedo ao trabalho precário ou à inserção no mercado do tráfico de
drogas, uma alternativa passageira para essa população que, quando envolvida,
pode ter como final a prisão ou a morte. São jovens excluídos de sua condição
de cidadania, de uma formação adequada às exigências do mercado de trabalho. É
preciso voltar a sonhar com “o que quero ser quando crescer”, e mais que isso,
é preciso que a sociedade como um todo adote meios de incentivo ao despertar do
plano de vida desses jovens. Famílias, Escolas, Igrejas, Projetos
Governamentais e Não Governamentais dentre outras instituições de socialização
do individuo precisam estar atentos para com o plano de vida dos nossos jovens.
Muitos jovens nunca ouviram falar sobre planejamento de vida e colhem frutos
amargos de sua falta de informação: tanto faz uma gravidez indesejada na
adolescência, uma união civil, deixar de estudar. O quê eles estão planejando
para o futuro? O quê deseja ser? Para onde ir? Quando se tem a resposta ou ao
menos a curiosidade de encontrá-la, se têm tudo. Para o jovem que sonha com o
futuro, se tem futuro. Para o jovem que não sonha, não planeja sua vida, não
possui metas a atingir, somente lhe resta o presente. É importante planejar e
lutar por nossos objetivos e permitir realizar os nossos sonhos. Então, para
atualizar-se frente ao mundo de hoje, se tratando dos usuários do Projovem, em
meio a tantos entraves que os rodeiam, torna-se necessário o incentivo ao
despertar (que partem dos usuários) para a realização do seu projeto de vida,
por meio de conhecimentos relacionados ao mundo profissional e também pessoal.
2. JUSTIFICATIVA
O Projovem
Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de
Jovens (Projovem) que atende
exclusivamente a faixa etária de 15
a 17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as
ações de Proteção Social Básica do Sistema Único
de Assistência Social (SUAS). E tem por objetivo complementar a proteção
social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência
familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e
permanência do jovem no sistema educacional. O Projovem Adolescente articula três eixos
estruturantes em seu traçado metodológico, que são: Convivência Social;
Participação Cidadã e o Mundo do
Trabalho. E seis temas transversais relacionados à juventude: Direitos
humanos e socioassistenciais; Trabalho;
Cultura; Meio ambiente; Saúde; Esporte e Lazer. O presente projeto visa
orientar esses jovens para despertá-los ao planejamento da vida profissional. A
necessidade desse incentivo se deu devido o pouco conhecimento que esses jovens
possuem sobre assuntos ligados a temática profissão e planos de vida.
Considerando essa necessidade, que é expressa nos encontros semanalmente
executados no Projovem, podemos apontar o Projeto Minha Profissão como um passo
importante para o abandono do perfil de jovem indeciso e por vezes desinteressado.
Buscaremos no presente projeto resgatar o senso investigativo, propositivo, e
critico desses jovens usuários reunindo informações sobre as profissões e
traçando o seu próprio objetivo de vida profissional.
3. OBJETIVO GERAL
Propiciar
aos usuários do Projovem-adolescente a oportunidade de refletirem sobre as
relações de gênero e seu comportamento em relação ao planejamento da vida
profissional, bem como apoiá-los no desenvolvimento de habilidades necessárias
para definir planos de ação para sua vida.
3.1 Objetivos Específicos
- Coletar e transmitir informações sobre as profissões existentes em nossa região e possibilidades de novas profissões;
- Orientar os usuários do Projovem-adolescente a planejarem suas vidas ;
- Promover a equidade de gênero, a convivência familiar e comunitária;
- Incentivar a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
4. METODOLOGIA
A metodologia se dará por cinco etapas distintas, porém, complementares
que se seguem:
4.1 - 1° Etapa: Apresentação, Sensibilização
e Motivação
Primeira etapa
do Projeto Minha Profissão constitui-se de Palestra e dinâmicas, visando
refletir o processo comportamental em relação à profissão e prestar informações
sobre o Projeto e estrutura metodológica;
4.2.1 Objetivos:
- Informar
sobre o Projeto;
·
Conhecer
as expectativas do grupo sobre o Tema Profissão através do questionário;
·
Provocar
interesse dos usuários na temática, visando adesão ao Projeto e participação
nas próximas etapas.
4.2.2 Público Alvo:
Usuários do
Projovem-adolescente de Mucurici.
4.2.3 Metodologia:
·
Palestra associada ao mundo do trabalho, as
profissões, ao objetivo de vida dos jovens;
·
Aplicação de questionário para os
jovens usuários (anexo I);
·
Música ou vídeo para reflexão (anexo II);
·
Elaboração de questionário para os
profissionais;
·
Elaboração do quadro dos profissionais (ver
anexo III).
4.3 – 2° Etapa: Palestra Escola da Vida –
Microlins
4.3.1.Objetivos:
No intuito de
demonstrar exemplos de pessoas que conseguiram realizar seus sonhos, que
atingiram seus objetivos de vida, trabalharemos nessa etapa, em parceria com a
Microlins, o despertar desses jovens para a busca da realização profissional.
4.3.2. Público Alvo:
Usuários do
Projovem-adolescente de Mucurici.
4.3.3. Metodologia:
·
Visita
Institucional à Microlins Nanuque-MG;
·
A
palestra Escola da Vida fica por conta da Microlins;
·
Café com prosa (discussão sobre os assuntos
apresentados na Microlins);
·
Elaboração
dos convites para os profissionais que os jovens usuários desejam
conhecer.
4.4 – 3° Etapa: Apresentação dos
profissionais da nossa região
4.4.1. Objetivos:
Coletar e
transmitir informações sobre as profissões existentes em nossa região e possibilidades
de novos campos profissionais. Garantir a convivência comunitária desses
jovens.
4.4.2. Público Alvo:
Usuários do
Projovem-adolescente de Mucurici.
4.4.3. Metodologia:
·
Conhecendo
o CRAS – Apresentação dos funcionários e funções exercida;
·
Palestra
sobre a história de vida e sobre a profissão dos profissionais convidados;
·
Visitas
institucionais aos locais de trabalho;
·
Entrevistas com os profissionais convidados.
4.5 – 4° Etapa: Pais e Filhos:
4.5.1. Objetivo:
Garantir a
convivência familiar.
4.5.2. Público Alvo:
Pais ou responsáveis e
usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.
4.5.3. Metodologia:
- Convite para os pais participarem de
uma apresentação sobre as profissões exercidas por estes.
- Realizar brincadeiras, dinâmicas,
teatro e música para que de forma descontraída, pais e filhos atinjam o
objetivo dessa etapa.
4.6 – 5° Etapa: Orientação Vocacional:
4.6.1. Objetivo:
Incentivar a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema
educacional considerando que é por meio deste recurso que os mesmos atingirão
seus objetivos quanto ao plano de vida profissional.
4.6.2. Público Alvo:
Usuários do Projovem-adolescente
de Mucurici
4.6.3. Metodologia:
- Aplicação de testes vocacionais;
- Simulação de um Currículo elaborado pelos jovens;
- Premiação pela participação em todas as etapas do projeto.
5. OBJETIVOS:
·
Propiciar aos usuários do Projovem-adolescente a
oportunidade de refletirem sobre o seu comportamento no meio social;
·
Apoia-los no desenvolvimento de habilidades
necessárias para definir planos de ação para sua vida sabendo respeitar as
diferentes de gênero e raça que existem na sociedade.
5.1. Objetivos Específicos:
- Coletar e transmitir informações sobre as profissões existentes em nossa região e possibilidades de novas profissões;
- Orientar os usuários do Projovem-adolescente a planejarem suas vidas;
- Garantir a convivência familiar e comunitária;
- Incentivar a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional;
5.2. METAS/PRODUTOS/RESULTADOS
ESPERADOS:
·
Informar
sobre o Projeto;
·
Conhecer
as expectativas do grupo sobre o Tema Profissão através do questionário;
·
Provocar
interesse dos usuários na temática, visando adesão ao Projeto e participação
nas próximas etapas.
5.2.3PUBLICO - ALVO:
- Usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.
- Pais ou responsáveis e usuários do Projovem-adolescente de Mucurici.
5.2.4 METODOLOGIA/ESTRATÉGIA DE AÇÃO:
A metodologia se dará por cinco etapas distintas, porém, complementares
que se seguem:
·
Visita
Institucional à Microlins Nanuque-MG;
·
A
palestra Escola da Vida fica por conta da Microlins;
·
Café com prosa (discussão sobre os assuntos
apresentados na Microlins);
·
Elaboração
dos convites para os profissionais que os jovens usuários desejam
conhecer.
·
Conhecendo
o CRAS – Apresentação dos funcionários e funções exercida;
·
Palestra
sobre a história de vida e sobre a profissão dos profissionais convidados;
·
Visitas
institucionais aos locais de trabalho;
·
Entrevistas com os profissionais convidados.
- Convite para os pais participarem de
uma apresentação sobre as profissões exercidas por estes.
- Realizar brincadeiras, dinâmicas,
teatro e música para que de forma descontraída, pais e filhos atinjam o
objetivo dessa etapa
1° ETAPA: APRESENTAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E
MOTIVAÇÃO.
Primeira etapa
do Projeto Minha Profissão constitui-se de Palestra e dinâmicas, visando
refletir o processo comportamental em relação à profissão e prestar informações
sobre o Projeto e estrutura metodológica;
·
Palestra associada ao mundo do trabalho, as
profissões, ao objetivo de vida dos jovens;
·
Aplicação de questionário para os
jovens usuários (anexo I);
·
Música ou vídeo para reflexão (anexo II);
·
Elaboração de questionário para os
profissionais;
·
Elaboração do quadro dos profissionais (ver
anexo III);
- A
programação dependerá da disponibilidade do convidado;
- Após cada visita do profissional palestrante e/ou cada visita institucional que o Projovem realizar fazer um debate sobre as informações transmitidas.
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
|
|
1° DIA:
|
2° DIA:
|
08:00 hrs – Música de boas vindas
08:30 hrs – Apresentação do
Projeto
09:00 hrs – Aplicação do
Questionário
09:30 hrs – Música ou vídeo
para reflexão
10:30 hrs – Lanche
|
08:00 hrs – Elaboração do
quadro das profissões;
09:00 hrs – Elaboração do
formulário de entrevista com os profissionais da nossa região
10:00 hrs – Jogos e Brincadeiras
|
6.1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
|
|
1° Dia:
|
2° Dia:
|
A Combinar com a Microlins
|
08:00 hrs – “Café com prosa”
09:30 hrs – Elaboração dos convites para os profissionais
10:30 hrs – Lanche
|
6.2. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
|
|
1° Dia:
|
2° Dia:
|
08:00 hrs às 10:30
hrs – Apresentação dos espaços do CRAS e dos funcionários;
10:30 hrs - Lanche
|
Após cada visita do profissional palestrante
|
6.3. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
|
|
1º Dia:
|
2º Dia:
|
08:00 hrs –
Elaboração de um convite especial para os pais e/ou responsáveis.
09:00 hrs –
Ensaio do Teatro das profissões
10:30 hrs -
Lanche
|
08:00 hrs – Música
e dinâmica de Boas Vindas aos pais.
08:30 hrs – Apresentação do Teatro
09:00 hrs – Apresentação da profissão dos pais
10:30 hrs – Lanche
|
6.4.CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
|
|
1°. Dia:
|
2° Dia:
|
08:00 hrs as 10:30 hrs – Aplicação
de teste vocacional
|
08:00 hrs – Elaboração de Currículo
– laboratório de informática
09:30 hrs – Finalização do
Projeto – Premiação
10:30 hrs – Lanche
Obs: Todos os palestrantes
fazem parte da equipe de profissionais do CRAS e atuaram como
voluntários
|
7. CUSTOS
TOTAL GERAL GASTO DO PROJETO
|
||||||||
|
||||||||
TOTAL GERAL
R$ 500,00
|
8. PLANO DE TRABALHO
O quê?
|
Quando?
|
Quem?
|
1ª ETAPA
|
27 e 28
de outubro
|
UELES E
SIMONE
|
2ª ETAPA
|
1ª Semana
de novembro
|
FERNANDA
SOUZA E MARINÉIA ANTUNES
|
3ª ETAPA
|
2ª e 3ª
semana de novembro
|
FERNANDA
GIRO E ZITO
|
4ª ETAPA
|
4ª semana
de novembro
|
ADAILDE
|
5ª ETAPA
|
1ª semana
de dezembro
|
LAIS
|
9. REALIZAÇÃO
9.1 Equipe de execução do Projeto
Fernanda Ferreira Giro,
Fernanda Ferreira Lopes de Souza,
Marinéia Antunes Rocha,
Simone Rodrigues Côrtes giro,
Ueles de Assis Cosme
9.2 Nome da Instituição:
Centro de Referência da Assistência Social
Projovem-adolesdente de Mucurici/ES
9.3 Parcerias
Microlins, Secretarias Municipais de Mucurici e Pinheiros
AVALIAÇÃO
A avaliação
tem como objetivo verificar a aplicabilidade das atividades desenvolvidas e sua
eficácia como estratégia para alcance dos objetivos propostos no Projeto. Para
tanto, inicialmente, as atividades serão monitoradas conforme quadro abaixo.
Objetivos
|
Metas
|
Indicadores
de Resultado
|
Meios
de Verificação
|
Coletar e transmitir
informações sobre as profissões existentes em nossa região e possibilidades
de novas profissões.
|
Realizar a 3° Etapa do
Projeto
|
Nº de participantes.
Relatos dos jovens no
Projovem.
|
Quadro de Promoção da
Profissão
Espaço de discussão sobre a
temática.
|
Garantir a convivência
familiar e comunitária.
|
Realizar a 4° etapa do
Projeto
|
Nº de participantes.
Relatos dos jovens e dos
pais no Projovem.
Participação dos jovens na
comunidade.
|
Quadro de Promoção da
Profissão
Espaço de discussão sobre
a temática
|
Incentivar a inserção,
reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
|
Realizar todas as etapas do
Projeto
|
Freqüência e bons
resultados dos jovens no sistema educacional.
|
Aplicação de questionário
pós-oficina e depois de dois meses com os alunos do projeto e com os
professores no sistema educacional.
|
Orientar os usuários do
Projovem-adolescente a planejarem suas vidas.
|
Garantir
um espaço de discussão e compreensão da metodologia adotada nas etapas.
Possibilitar
a mudança de comportamento em, pelo menos, 50% dos jovens participantes.
|
Metodologia adotada em
todas as etapas.
Relato dos jovens no
Projovem
|
Elaboração do currículo
simbólico.
Aplicação do teste vocacional.
|
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