EM BUSCA DA IGUALDADE

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”

(Karl Marx)

Uma sociedade democrática, justa e humanitária pressupõe o respeito a todas as pessoas e a garantia de direitos, independente de sexo, cor, idade, condições físicas, mentais e orientação sexual. Esta é uma disposição de nossa Lei maior, desde 1988. Cabe aos conselhos promoverem a discussão na sociedade, estimulando a transformação da mentalidade antiga para estes novos conceitos, visão de homens e mulheres, combatendo as desigualdades e valorizando a diversidade humana, em que todas as diferenças são fundamentais.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conceitos

Gênero: Conceito formulado nos anos 1970 com profunda influência do pensamento feminista. Ele foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, baseando-se no raciocínio de que há machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher é realizada pela cultura. Assim, gênero significa que homens e mulheres são produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos.

Identidade de Gênero: Diz respeito a percepção subjetiva de ser masculino ou feminino, conforme os atributos, os comportamentos e os papeis convencionalmente estabelecidos para homens e mulheres.

Estereótipo: Consiste na generalização e atribuição de valor (na maioria das vezes negativa) a algumas características de um  grupo, reduzindo-o a essas características e definindo os “lugares de poder” a serem ocupados. É uma generalização de julgamentos subjetivos feitos em relação a um determinado grupo, impondo-lhes o lugar de inferior e o lugar de incapaz no caso dos estereótipos negativos.

Estigma: marca, rótulo atribuídos a pessoas e grupos,seja por pertencerem a determinada classe social por sua identidade de gênero,por sua cor/raça/etnia.O estigma é sempre uma forma de simplificação ,de desqualificação da pessoa e do grupo.Os estigmas decorrem de preconceitos e ao mesmo tempo os alimentam,cristalizando pensamentos e expectativas com relação a indivíduos e grupos.

Etnia: Refere-se  à classificação de um povo ou de uma população de acordo com sua organização social e cultural,caracterizadas por particulares modos de vida .

Desigualdade: quando falamos em desigualdade,estamos tratando de um fenômeno social que produz uma hierarquização entre indivíduos/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário ( em termos de oportunidades,acesso a bens  e recursos etc.) a todos/as.

Bibliografia
Gênero e Diversidade na escola.
Formação de professores em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e relações Étnico-Raciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário