EM BUSCA DA IGUALDADE

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”

(Karl Marx)

Uma sociedade democrática, justa e humanitária pressupõe o respeito a todas as pessoas e a garantia de direitos, independente de sexo, cor, idade, condições físicas, mentais e orientação sexual. Esta é uma disposição de nossa Lei maior, desde 1988. Cabe aos conselhos promoverem a discussão na sociedade, estimulando a transformação da mentalidade antiga para estes novos conceitos, visão de homens e mulheres, combatendo as desigualdades e valorizando a diversidade humana, em que todas as diferenças são fundamentais.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conceitos:


Políticas públicas são diretrizes tomadas que visam à resolução de problemas ligados à sociedade como um todo, engloba saúde, educação, segurança e tudo mais que se refere ao bem-estar do povo, pode ser entendida como sendo um nexo entre a teoria e a ação. 

Gênero: Não existe uma definição concreta de gênero, mas do contexto se infere o conceito de relação de poder. É uma categoria relacional do feminino e do masculino, considera as diferenças biológicas entre os sexos, reconhece a desigualdade, mas não admite como justificativa para a violência, para a exclusão e para a desigualdade de oportunidades no trabalho, na educação e na política.

Raça  Do ponto de vista científico não existem raças humanas; há apenas uma raça humana. No entanto, do ponto de vista social e político é possível (e necessário) reconhecer a existência do racismo enquanto atitude. Assim, só há sentido em usar o termo raça numa sociedade racializada, 
ou seja, que define a trajetória social dos indivíduos em razão da sua aparência. 

Cultural-identitária  Esta teoria se apóia nas identidades culturais de grupos sociais e se inspirou em autores como Kant, Rousseau, Hegel, Weber, Habermas, Foucault, Bourdieu, entre outros. A teoria e a realidade das identidades culturais remetem ao aprofundamento do tema dos direitos culturais, especialmente no contexto da globalização, com suas poderosas dinâmicas de interligação, comunicação, intercâmbio. Boaventura de Sousa Santos, em Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural (Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 2003), propõe

O Racismo pode ser entendido como conjunto de ideias, doutrinas e pensamentos que estabelece, justifica e legitima a dominação de um grupo racial sobre outro, pautado numa suposta superioridade do grupo dominante em relação aos dominados. Num regime onde prevalece o racismo – como o apartheid, que vigorou na África do Sul – recursos diversos são distribuídos desigualmente e são informados por fatores raciais e culturais;

Racismo institucional Mesmo que nos contatos face a face nós possamos reconhecer tratamentos igualitários ou que buscam ser igualitários, isto não altera a lógica discriminatória embutida na própria forma de funcionamento das instituições. Quando tal discriminação, normativa ou apenas factual, incide sobre as características ditas raciais, estamos então diante do racismo institucional.

Miscigenação é a união, a coabitação ou o casamento entre pessoas de diferentes grupos raciais. Um sinônimo de miscigenado é mestiço. A imagem de um Brasil mestiço resulta da relação entre mulheres e homens brancas/brancos, negras/negros e indígenas, que tiveram filhas e filhos miscigenados.

O Preconceito é a qualificação negativa ou positiva do indivíduo a determinadas coletividades (por raça ou gênero, por exemplo) amparada por generalizações pré-concebidas. O preconceito está localizado no pensamento, mas toma forma cotidiana por meio de estereótipo, que pode ser entendido como uma personificação de valores ou traços de comportamento – geralmente, pejorativos – atribuídos a um grupo.

A Discriminação pode ser entendida como o momento em que o preconceito e o estereótipo conduzem a ação de um indivíduo “A” no cerceamento dos direitos ou tratamento desigual em relação ao indivíduo “B”. 

A Equidade (racial) diz respeito a uma forma de aplicar o direito, buscando o mais próximo possível do justo e do razoável. Significa tratar os desiguais de forma desigual num determinado momento, a fim de corrigir distorções causadas por injustiças. 

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesabully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Etnocêntrico  é a tendência a considerar seu grupo étnico, nação ou nacionalidade como mais importante do que os demais. Uma globalização alternativa que reconheça e valorize o multiculturalismo emancipatório.

Degenerescência  ato de perder as características próprias da espécie, com declínio de qualidade, ou seja, mudando para pior. A mestiçagem brasileira era identificada com o declínio da população no país.
Transdisciplinar  A transdisciplinaridade busca a relação entre os diversos saberes, igualmente importantes. É uma abordagem científica e cultural que pretende a unidade do conhecimento e a superação da mentalidade fragmentária, incentivando conexões, considerando os vários níveis e a complexidade da realidade. A transdisciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaborem entre si, mas também que exista um pensamento organizador que ultrapasse as próprias disciplinas. A  transdisciplinaridade é integradora.


(Márcio Macedo e Uvanderson Silva. In: Revistas Igualdades, diversidades: promoção de políticas de igualdade racial nas políticas públicas – a experiência de Santo André. São Paulo: Ação Educativa / Prefeitura Municipal de Santo André, 2007).



Módulo 1 - Políticas Públicas e Promoção da igualdade
Unidade 1 - Políticas Públicas: Conceitos, Objetivos e Práticas de Participação Social.
Unidade 2 - Diversidade e Igualdade.
Unidade 3 - Políticas Afirmativas de Raça e Gênero e a Busca da Igualdade de Oportunidades.



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