No dias 27 e 28 de setembro do decorrente ano, estivemos na Delegacia de Policia Civil de Pinheiros- ES entrevistamos o senhor escrivão “ad hoc” Edilson Oliveira Souza sobre as ocorrências municipais de agressões contra mulheres Pinheirenses. Obtivemos os seguintes dados: de 2009 até o presente momento foram registrados no DPC 127 casos de violência contra a mulher, representáveis, com voz de prisão contra os agressores. Constam também casos omissos que não são representados, por motivos de ameaças e medo muitas mulheres deixam de representar as suas queixas e os infratores passam ilesos da situação. Tivemos a informação de que esse crime é afiançável e por isso, muitas mulheres não denunciam. Essa lei é incondicional, ou seja, independe da vontade da vitima de solicitar a apreensão do agressor ou não. Infelizmente no DPM não para de chegar mulheres violentadas, porem não representam. Essa Lei parte da relação afetiva dos envolvidos incluindo até parceiros homossexuais.
Embasamos nossa pesquisa através do Livro de registros de procedimentos relativos a Lei Maria da Penha ( 11340/06) e conseqüente proteção da mulher do DPC Local.
PROJETOS LOCAIS QUE CUIDAM DA SAÚDE DA MULHER
Em Pinheiros, está acontecendo O Outubro Rosa, é um movimento da Secretaria Municipal de Saúde, para incentivar as mulheres da cidade a cuidarem da saúde. Essa campanha começou no dia 14 de setembro e vai até o dia 11 de outubro de 2011. Neste período serão envolvidas ações diversas e atendimentos especiais voltadas exclusivamente para as mulheres. Estão programadas palestras, orientações para auto-enxame, exames de mamografia, Atendimento Odontológico, exames preventivos de câncer de colo do útero, entre outros. Essa campanha é muito importante, irá se estender à todas as mulheres, inclusive as alunas, professoras, serventes, secretárias, pedagogas, em fim toda a equipe escolar bem como a comunidade.
A SEDU está desenvolvendo um projeto para o Ensino Médio escolas estaduais, chamado Projeto Vale sonhar. Esse projeto tem como objetivo motivar e instruir as jovens sobre a prevenção da gravidez na adolescência. Estão sendo trabalhadas diversas oficinas bem interessantes, onde as alunas podem participar e dar depoimentos, experiências são compartilhadas. Nós professores estamos empenhados nesse projeto que está sendo de grande importância, pois se preocupa, não só com a questão da gravidez, mas também da saúde das mulheres.
O CRAS de Pinheiros desenvolve várias oficinas como, por exemplo: Curso de Cabeleireira, Manicure, Tricô, Crochê, Bordado, Pintura e Confecção de Bonecas de Pano, tudo para incentivar a iniciativa da Micro Empresa. Os cursos são oferecidos gratuitamente pela prefeitura de Pinheiros, semanalmente toda terça, quarta e quinta-feira, das 13:00 as 16:00 hs e a participação é excelente! Parabéns meninas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário