EM BUSCA DA IGUALDADE

“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”

(Karl Marx)

Uma sociedade democrática, justa e humanitária pressupõe o respeito a todas as pessoas e a garantia de direitos, independente de sexo, cor, idade, condições físicas, mentais e orientação sexual. Esta é uma disposição de nossa Lei maior, desde 1988. Cabe aos conselhos promoverem a discussão na sociedade, estimulando a transformação da mentalidade antiga para estes novos conceitos, visão de homens e mulheres, combatendo as desigualdades e valorizando a diversidade humana, em que todas as diferenças são fundamentais.

domingo, 24 de julho de 2011

Um Breve Estudo sobre "AFRICANIDADES BRASILEIRAS"

Vamos fazer um breve estudo pela história da educação no Brasil, pouco mudou desde o início até os dias de hoje o que ocorreu foi uma sucessão de avanços e tropeços.

1454-A Igreja Católica Apostólica Romana, através da Bula Papal de Nicolau V, dá a Portugal o direito de exclusividade no aprisionamento de negros;
1494-Tratado de Tordesilhas - Acordo entre D.João II e o Rei da Espanha; O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugale o recém-formado Reino da Espanha[1] para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel.
1500-Portugal toma posse das terras brasileiras; 
Entre 1500 e 1850 foram trazidos para o Brasil 4.000.000 de negros escravizados;
1871-Lei do Ventre-Livre;
1885-Lei Saraiva-Cotegipe-Lei do Sexagenário;
1888
-Abolição da Escravatura;
1890-Rui Barbosa determina a queima de todos os documentos relativos á escravidão. Abre-se o território brasileiro aos imigrantes europeu;
1951-Lei Afonso proíbe a Discriminação Racial no Brasil;
1988-Constituição Federal considera os crimes de racismo inafiançáveis e imprescritíveis;
2003-Lei 10639/03-Determina como Obrigatório o Ensino sobre a História e Cultura Afro- Brasileira nas escolas públicas e privadas.
Construir uma nação livre e soberana e solidária onde o exercício da cidadania não se constitua privilégio de poucos, mas direito de todos.
As pessoas não herdam geneticamente, idéias de racismo, sentimento de preconceito e modos de exercitar a discriminação, mas desenvolve-os com seus pares.
Com a Lei 10.639/03 a escola é chamada a participar ativamente de mudanças necessárias á sociedade brasileira.
Cabe á escola criar situações que estimulem a auto-estima, a auto-imagem positiva e que diminuam os altos índices de marginalização social aos qual a comunidade negra está submetida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário