Vamos fazer um breve estudo pela história da educação no Brasil, pouco mudou desde o início até os dias de hoje o que ocorreu foi uma sucessão de avanços e tropeços.
1454-A Igreja Católica Apostólica Romana, através da Bula Papal de Nicolau V, dá a Portugal o direito de exclusividade no aprisionamento de negros;
1494-Tratado de Tordesilhas - Acordo entre D.João II e o Rei da Espanha; O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugale o recém-formado Reino da Espanha[1] para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel.
1500-Portugal toma posse das terras brasileiras;
Entre 1500 e 1850 foram trazidos para o Brasil 4.000.000 de negros escravizados;
1871-Lei do Ventre-Livre;
1885-Lei Saraiva-Cotegipe-Lei do Sexagenário;
1888-Abolição da Escravatura;
1885-Lei Saraiva-Cotegipe-Lei do Sexagenário;
1888-Abolição da Escravatura;
1890-Rui Barbosa determina a queima de todos os documentos relativos á escravidão. Abre-se o território brasileiro aos imigrantes europeu;
1951-Lei Afonso proíbe a Discriminação Racial no Brasil;
1988-Constituição Federal considera os crimes de racismo inafiançáveis e imprescritíveis;
2003-Lei 10639/03-Determina como Obrigatório o Ensino sobre a História e Cultura Afro- Brasileira nas escolas públicas e privadas.
Construir uma nação livre e soberana e solidária onde o exercício da cidadania não se constitua privilégio de poucos, mas direito de todos.
As pessoas não herdam geneticamente, idéias de racismo, sentimento de preconceito e modos de exercitar a discriminação, mas desenvolve-os com seus pares.
Com a Lei 10.639/03 a escola é chamada a participar ativamente de mudanças necessárias á sociedade brasileira.
Cabe á escola criar situações que estimulem a auto-estima, a auto-imagem positiva e que diminuam os altos índices de marginalização social aos qual a comunidade negra está submetida.
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